quinta-feira, 18 de junho de 2015

Cultura Organizacional e Aprendizagem: como avaliar?

De acordo com Stephen Gill, para se verificar e avaliar se uma companhia ou empresa apresenta uma cultura de aprendizagem efetiva deve-se procurar responder aos seguintes questionamentos:

1 Os líderes estão compartilhando a importância do aprendizado (aquisição de novos conhecimentos, habilidades e capacidades) e mantendo os gestores responsáveis pela aprendizagem e aplicando essa aprendizagem para fazer a diferença na organização?
2 Os líderes estão auxiliando seus subordinados diretos a criar um plano de aprendizagem individualizado ligado aos objetivos estratégicos da organização?
3 Os gestores estão monitorando o progresso do aprendizado e provendo feedback, criando oportunidades para a aplicação do aprendizado no trabalho e mantendo os subordinados responsáveis pelos resultados?
4 Os gestores estão treinando e atuando em parceria com seus subordinados para desenvolver suas capacidades e atingir os objetivos da organização?
5 Os líderes são mentores, usando sua experiência para aconselhar empregados novos e menos experientes  em como realizar as funções a eles atribuída no trabalho?
6 No recrutamento, contratação e ambientação dos novos empregados, o aprendizado é parte das conversas, a aprendizagem é encarada como um valor organizacional e as expectativas do aprendizado e desenvolvimento do empregado são discutidas durante a fase de recrutamento?
7 Os empregados conseguem perceber como seu aprendizado está alinhado com os objetivos estratégicos da organização, entendendo como a aquisição de certos conhecimentos e habilidades irão ajudar a organização a ser bem-sucedida e está clara a relação aprendizagem-resultados?
8 Existe uma grande variedade de métodos formal e informal, hi-tech e hi-touch sendo utilizada para facilitar a aprendizagem e os métodos utilizados são determinados pelos resultados pretendidos pela organização?
9 As expectativas de aprendizagem dos empregados são discutidas com eles, informando-lhes o que precisam aprender e porque precisam aprendê-lo, que critérios serão utilizados para monitorar o progresso e verificar os resultados, bem como são comunicadas expectativas elevadas?
10 O aprendizado é aplicado em toda a organização para um contínuo melhoramento de sua atuação e alcance dos objetivos estratégicos?
O autor conclui observando que estas são as principais perguntas, mas não as únicas e que é importante considerar que elas devem ser utilizadas como uma ferramenta de aprendizagem e não de reprovação. 

CRÉDITOS




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