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Ao final nos deu a missão (tarefa) de analisarmos os programas existentes nas escolas (de nossa escolha) à luz das propostas do PNE, será que teremos boas surpresas?
Como todos os Planos, Projetos, Programas, e Legislações em nossa querida nação, este Plano apesar de ser muito bonito, visionário, bem intencionado (em tese), e até mesmo exequível, esbarra em vários obstáculos culturais, que vão desde os desvios de verbas à incompetência gerencial em vários níveis.
Todavia, como a própria professora observou (e eu concordo) apesar de nossa Educação ainda estar claudicante, já tivemos avanços significativos na Educação. Não podemos deixar de sonhar e de agir para chegar à qualidade de Educação que os filhos da nação brasileira precisam e merecem. Afinal, se um país almeja crescer e se tornar competitivo com sustentabilidade, precisa investir na educação de seus cidadãos, pois já está comprovada a relação direta entre os investimentos reais na educação e a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Da mesma forma que defendemos o paradigma das Organizações Aprendentes (para as organizações e empresas), também entendemos que nossa nação precisa se tornar uma nação aprendente, constituída de cidadãos e líderes aprendentes, em todos os níveis.
Confira um extrato das Metas constantes do PNE - 2011 e 2020, e acesse os links sugeridos para aprofundamento das reflexões sobre os rumos da Educação Brasileira.
Meta 1: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar
da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de Educação
Infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos.
Meta 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar
para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até 2020, a taxa
líquida de matrículas no ensino médio para 85%, nesta faixa etária.
Meta 4: Universalizar, para a população de 4 a 17
anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos
globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede
regular de ensino.
Meta 5: Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade.
Meta 6: Oferecer Educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de Educação Básica.
Meta 7: Atingir as seguintes médias nacionais para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb):
Ideb |
2011
|
2013
|
2015
|
2017
|
2019
|
2021
|
Anos iniciais do ensino fundamental |
4,6
|
4,9
|
5,2
|
5,5
|
5,7
|
6,0
|
Anos finais do ensino fundamental |
3,9
|
4,4
|
4,7
|
5,0
|
5,2
|
5,5
|
Ensino médio |
3,7
|
3,9
|
4,3
|
4,7
|
5,0
|
5,2
|
Meta 8: Elevar a escolaridade média da população de 18 a 24 anos de modo a alcançar mínimo de 12 anos de estudo para as populações do campo, da região de menor escolaridade no País e dos 25% mais pobres, bem como igualar a escolaridade média entre negros e não negros, com vistas à redução da desigualdade educacional.
Meta 9: Elevar a taxa de alfabetização da população
com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e erradicar, até 2020, o
analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo
funcional
Meta 10: Oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de
Educação de Jovens e Adultos na forma integrada à Educação profissional
nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Meta 11: Duplicar as matrículas da Educação Profissional Técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta.
Meta 12: Elevar a taxa bruta de matrícula na Educação
Superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24
anos, assegurando a qualidade da oferta.
Meta 13: Elevar a qualidade da Educação Superior pela
ampliação da atuação de mestres e doutores nas instituições de Educação
Superior para 75%, no mínimo, do corpo docente em efetivo exercício,
sendo, do total, 35% doutores.
Meta 14: Elevar gradualmente o número de matrículas na
pós-graduação stricto sensu de modo a atingir a titulação anual de 60
mil mestres e 25 mil doutores.
Meta 15: Garantir, em regime de colaboração entre a
União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, que todos os
professores da Educação Básica possuam formação específica de nível
superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que
atuam.
Meta 16: Formar 50% dos professores da Educação Básica
em nível de pós-graduação lato e stricto sensu, garantir a todos
formação continuada em sua área de atuação.
Meta 17: Valorizar o magistério público da Educação
Básica a fim de aproximar o rendimento médio do profissional do
magistério com mais de onze anos de escolaridade do rendimento médio dos
demais profissionais com escolaridade equivalente.
Meta 18: Assegurar, no prazo de dois anos, a
existência de planos de carreira para os profissionais do magistério em
todos os sistemas de ensino.
Meta 19: Garantir, mediante lei específica aprovada no
âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a nomeação
comissionada de diretores de escola vinculada a critérios técnicos de
mérito e desempenho e à participação da comunidade escolar.
Meta 20: Ampliar progressivamente o investimento
público em Educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do produto
interno bruto do País.
CRÍTICAS E ANÁLISES
As opiniões nos links sugeridos não representam necessariamente as do autor deste Blog, porém se constituem material para reflexões.
*MPGOA - Mestrado Profissional - Gestão em Organizações Aprendentes
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