
Após ligeira pesquisa na internet, cheguei a algumas ideias básicas que compartilho agora com vocês.
Planejamento é uma função básica
de gerenciamento, que envolve formulação de um ou mais planos detalhados para
alcançar a otimização do equilíbrio entre necessidades ou demandas, e os
recursos disponíveis.
É possível estabelecer, pelo menos quatro fases do processo de planejamento, a saber:
1) Identificar as metas e
objetivos a serem alcançados;
2) Formular estratégias para
alcançá-los;
3) Prover ou criar os meios
requeridos;
4) Implementar, direcionar, e
monitorar todos os passos na ordem apropriada.
Planejamento Estratégico
Processo sistemático de
visualização de um futuro desejado, e tradução dessa visão em metas e objetivos
amplamente definidos, e uma sequência de passos para alcançá-los.
Em contraste
com o planejamento de longo prazo (que começa com a situação presente e
estabelece os caminhos para satisfazer as necessidades futuras estimadas), o
planejamento estratégico começa com um fim desejado, sempre com base na
situação atual.
A cada estágio de um planejamento de longo prazo, ou de longo
alcance, o planejador deve perguntar: “O que precisa ser feito aqui para chegar
no próximo estágio (estágio mais alto)?”. A cada estágio de um planejamento
estratégico o planejador pergunta: “O que precisa ser feito no estágio anterior
(mais baixo) para se chegar até aqui?”.
Também, em contraste com o planejamento
tático, que tem seu foco em alcançar objetivos mais delimitados, definidos
nesse ínterim (entre a situação atual e a situação a que se quer chegar), com meios predeterminados, o planejamento estratégico visualiza
um quadro mais amplo e é flexível na escolha dos meios.
Os japoneses desenvolveram um processo de planejamento
estratégico que chamam de Hoshin Kanri , traduzido para o inglês como "Policy Deployment", e ainda "Management Compass", que poderia ser traduzido por "Bússola do Gerenciamento" e consiste em:

2) Exigir que o processo seja implementado por todos, desde
os gerentes executivos ao pessoal da linha de frente.
3) Criar lemas motivadores (geralmente quatro) que
expressem a visão da empresa, para desencadear pensamentos inovadores/visionários sobre seu futuro;
4) Desenvolver metas e planos de trabalho, baseados em um
dos lemas escolhidos pela coletividade;
5) Monitorar o progresso do planejamento periodicamente,
através de avaliação de desempenho.
O planejamento hoshin kanri, quando traduzido para o inglês por "policy deployment" (política de emprego), a palavra "deploymente' lembra a organização e posicionamento de tropas, recursos, e equipamentos, de tal forma que estejam em condições de pronto emprego.
Traduzido e Adaptado de Business Dictionary
Traduzido e Adaptado de Business Dictionary
Nenhum comentário:
Postar um comentário