Resenha Palestra direcionada a profissionais de RH
Palestrante:
Ricardo Nantes, Presidente do Portal Educação.
Tema: Estratégias para se manter entre as
50 melhores empresas para se trabalhar na América Latina e nas 100 melhores do
Brasil.
É feita uma
rápida apresentação do Portal Educação. Empresa de educação a distância que tem
como missão tornar o aprendizado empolgante e universalmente acessível para
potencializar a capacidade humana.
A empresa
tem como postura ideológica o slogan: “O conhecimento para mudar sua vida”.
Propõe-se por
meio da educação, do conhecimento, através do e-learning, oferecer uma vida
mais produtiva e realizadora para os profissionais, ou uma colocação e ascensão
profissional por meio da educação.
Isto é
feito oferecendo a educação certa, na hora certa, no momento certo. A empresa
possui 800 opções de cursos online em várias áreas do conhecimento. Oferece
também uma educação personalizada, uniforme, dinâmica, interativa, efetiva e
com resultados para as pessoas, para os nossos clientes. Buscamos excelência no
que fazemos.
Estratégias:
Atribui o
sucesso de sua empresa ao ambiente bom de trabalho, visando o encantamento do
público interno, dos colaboradores.
Como isto é feito?
1) Estabelecendo-se
e difundindo-se entre os colaboradores a Missão, a Visão e os Valores da
empresa.
No
estabelecimento desses três aspectos, deve-se responder a algumas perguntas básicas:
Qual a visão de futuro para a empresa? Aonde se pretende chegar? Quais são os
valores? E, neste caso, salienta-se que nossos valores ditam as regras. Isto
significa que, não basta apenas alcançar os resultados, isto deve ser feito com
ética. Os valores que se buscam como empresa e como pessoas têm que estar
relacionados.
2)
Escolhendo-se pessoas de acordo com o perfil da empresa[1].
Seu perfil deve ser coerente com o da empresa.
O perfil do
Portal de Educação é constituído pelos seguintes valores e princípios:
1)
Inovação; 2) Paixão pela Educação; 3) Da Ética; 4) Da realização, de executar
aquilo que está proposto; 5) Ambição por crescimento.
3) Produzir
planejamentos, programas e políticas. Isto permite colocar regras, estabelecer
de que forma o negócio deve funcionar.
A Portal
possui três tipos de planejamento: Estratégico, Planejamento de Marketing, e o
Planejamento Orçamentário. Possui catorze programas. Possui oito políticas
vinculadas com os valores da empresa.
Planejamento Estratégico
Para isto,
deve-se fazer análise do ambiente externo ao negócio da empresa. Verificar quais
são as oportunidades, as ameaças, as tendências de mercado, e fazer a análise
do ambiente operacional: verificando quais são as forças do negócio e como se
pode potencializá-las; quais são suas fraquezas e como se pode eliminá-las.
O
planejamento estratégico delimitado, a que se possa vincular, norteia as ações
da empresa. Se as pessoas não souberem quais são as regras e o planejamento
para a empresa, vão ficar perdidas, sem saber para onde a empresa caminha. Uma
vez definidos os objetivos, fica claro para as pessoas aonde a empresa pretende
chegar.
Estabelecidos
os objetivos estratégicos de primeiro nível, passa-se a desdobrar para os
níveis seguintes: departamentos, gerências e diretorias.
Deve-se
formular planos e estabelecer-se prazos e executá-los. É importante realizar,
não só planejar. Daí a importância de ter pessoas com o perfil de executoras
(realizadoras) daquilo que lhes foi delegado.
O
palestrante apresenta o gráfico do PDCA e tece alguns comentários. Observa que
a vantagem de se seguir esse ciclo é a criação da cultura da disciplina na
empresa; da busca pela excelência, e uma cultura de realização. Isto
contribuirá para que as pessoas se sintam valorizadas e tenham orgulho daquilo
que fazem. Bem como para que a empresa seja um bom ambiente de trabalho.
Modelo de como desdobrar a ação
Responder
as seguintes perguntas: qual é a ação? Qual o objetivo? Qual é a meta para
atingi-lo? (aqui se estabelece um prazo, um tempo) O Que é a ação? Quando será
a ação? Onde será a ação? Quem executará a ação? É o famoso “5W2H”. O uso dessa
planilha ajuda a monitorar o negócio.
O Portal
começou como micro empresa, usando essa planilha. Atualmente todos os
trabalhadores da empresa são monitorados por meio de metas, ações, por meio de
pessoas que fazem acontecer no dia-a-dia da empresa. Se alguma meta não está
sendo atingida, age-se sobre ela para fazer acontecer.
Gestão Estratégica de Pessoas
Deve-se
começar por identificar como está o clima organizacional da empresa. Para isto,
pode-se lançar mão de modelos de pesquisa de clima organizacional disponíveis
na Internet.
Um fator importantíssimo a se
avaliar é a qualidade de vida.
Cada vez
mais as pessoas passam mais tempo no trabalho. Por essa razão, é
importantíssimo se ter um programa de qualidade de vida na empresa.
Deve-se
começar por uma pesquisa de qualidade de vida.
Exemplos de
categorias avaliadas na pesquisa de qualidade de vida:
1) hábitos
alimentares; 2) estresse; 3) vícios; 4) ritmo e jornada de trabalho; 5)
práticas de atividades físicas; 6) práticas de atividades intelectuais; 7)
comportamento; 8) higiene pessoal, dentre outros.
Como a
Portal trabalha 100% online, portanto, usando computadores e sentados, há
programas de ergonomia, massagem, natação ...
Quanto ao
clima organizacional, avaliam-se interações no ambiente de trabalho, condições
de trabalho, relações com os superiores, satisfação no trabalho, orgulho no que
está fazendo, salários e benefícios, imagem da empresa perante os
colaboradores, ....
Visando à melhoria da qualidade de
vida no trabalho, a Portal implantou, paulatinamente, uma série de benefícios:
1) Fundo
enxoval; 2) convênios de beleza; 3) ginástica laboral nas estações de trabalho;
4) massagem nas estações de trabalho; 5) hidroginástica; 6) programas de pilates, realizado antes do
expediente; 7) fundo de educação (vinculado com uma meta. É importante você dar
benefícios; 8) pós-graduação, fornecidas bolsas de 45% para os colaboradores
participarem desses cursos; 9) bolsa de inglês online; 10) orientação
nutricional; 11) orientação psicológica; 12) plano de saúde; 13) plano
odontológico; 14) convênio farmácia.
Ações de
endomarketing – comemoração de datas especiais, como dia dos pais (os próprios
fornecedores podem ajudar no financiamento). Apesar de simples, essas ações
trazem resultados muito positivos no clima da empresa.
Plano de
cargos e salários – medida que torna mais justos os critérios de promoções
dentro da empresa. Objetivo: “Reconhecer a capacitação e o desempenho
profissional dos colaboradores, para realizar uma progressão e o reconhecimento
justo e a contribuição efetiva de cada colaborador”.
Para operacionalizar
esse aspecto, deve-se fazer uma avaliação. O palestrante descreve o tipo de
avaliação que é feito em sua empresa: “avaliação 360 graus”. Isto significa que
todos se avaliam mutuamente, desde os funcionários menos graduados aos de cargo
de gerência. Outra opção é a avaliação “90 graus”, ou seja, de baixo para cima
e de cima para baixo na escala de subordinação.
Os
resultados dessa avaliação, principalmente comportamentais, irão dar suporte a
decisões na escolha das pessoas mais indicadas para determinados cargos, bem
como para que esses aspectos avaliados também sejam trabalhados.
Treinar os
colaboradores - Uma equipe treinada é uma equipe eficiente. Foi estabelecida a
meta de 100 horas/treinamento ano, o que perfaz em torno de 8horas/mês.
É
importante também avaliar os resultados: avaliar a satisfação, o nível de
aprendizagem, mudanças de comportamento, e os resultados. Satisfação é
verificar se os participantes gostaram do curso; aprendizagem verificar se
algum tempo depois se constata que a pessoa aprendeu; esse aprendizado produziu
mudanças de comportamento no dia-a-dia?
Resultado –
consiste em mensurar retorno do investimento naquele treinamento. Alguns
parâmetros para avaliar os resultados é verificar o nível de absenteísmo, do
crescimento de vendas, dentre outros.
-
Procedimento operacional padrão - É padronizar as ações dos
colaboradores. Em outras palavras, a forma como as diversas coisas são feitas
na empresa devem estar escritas para que todos as façam da mesma forma. Com
isto evita-se o desperdício de tempo e material, estabelece-se quem deve fazer
o que, bem como permite um melhor monitoramento das ações.
Gerenciamento do desempenho da
empresa - Estabelecimento
de metas e relatório de seu cumprimento.
Monitoramento constante – estabelecer indicadores mensais
financeiros, de satisfação, de reclamação, de treinamento, dentre outros.
Gestão estratégica da inovação - deve-se ter o cuidado de não associar inovação
a tecnologia, pois quem é responsável pelas inovações são as pessoas. Inovação
e engajamento das pessoas são dois aspectos estratégicos do sucesso de uma
empresa.
Gestão estratégica de marketing - Conhecer quem são os clientes da
empresa.
Papel dos
líderes – gerar credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem
no dia-a-dia.
Para tornar
realidade essas quatro dimensões, deve-se desenvolver determinadas práticas
culturais na empresa, tais como: falar a verdade, gerar respeito e
credibilidade, escutar com sinceridade, desenvolver as pessoas como
profissionais, cuidar dos indivíduos.
Essa
postura da empresa resultará em: inspiração para os seus colaboradores, o
orgulho do que fazem e do local onde trabalham
Ressaltando
a importância das pessoas na construção de um negócio, de uma empresa, o
palestrante conclui sua exposição com uma frase de Henry Ford “Você poderia
tirar de mim as minhas fábricas, queimar os meus prédios, mas se der o meu
pessoal eu construirei outra vez todos os meus negócios.”
Fonte: Palestra
Fonte: Palestra
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