quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Dicas para implementar mudanças em sua organização

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Na qualidade de gerente você pode mudar as políticas de sua organização com apenas uma “canetada”. Você pode ter a capacidade de contratar, demitir, promover, despromover as pessoas relativamente com pouco esforço. Mas mudar uma cultura arraigada, é o pior desafio que você vai enfrentar. Para fazê-lo, você deve conquistar os corações e as mentes das pessoas com quem você  trabalha, o que demanda tanto astúcia quanto persuasão.

W. Chan Kim e Renee Mauborgne citam quatro obstáculos que um gestor enfrenta ao tentar implementar mudanças em uma organização, a saber:

1. Cognitivo – as pessoas precisam entender  a razão para as mudanças de estratégia ou na cultura da organização;

2. Limitação de recursos – inevitavelmente, mudar uma organização vai requerer remanejamento de recursos de uma área para outra;

3. Motivação – em última análise, os funcionários precisam querer a mudança;

4. Políticas da instituição.

Eles dão algumas dicas para superar esses obstáculos:

1. Reconhecer que você não será capaz de “converter” todos de uma só vez. Comece com pessoas que têm diferentes influências na organização. Convença-as a se comprometerem com a mudança. Uma vez que elas estão comprometidas a mudar, destaque suas conquistas, dessa forma, os outros entenderão a mensagem.

2.  Ao invés de apenas falar sobre a necessidade de mudança, procure formas de levar as pessoas a  “sentirem na pele” a dura realidade que justifica a necessidade da mudança.

3. Busque formas de remanejar recursos para os “hot spots”, ou seja, para as atividades que requerem poucos recursos mas que resultam em ampla mudança – retirando-os dos “cold spots”, ou seja, áreas que demandam muitos recursos, mas relativamente de pouco impacto.

Finalmente, Kim e Mauborgne defendem a designação de um “conselheiro” – alguém de alta confiança dentro da instituição, que sabe quem está contra você, quem está lhe apoiando, e o que você precisa fazer para construir coalizões e conceber estratégias para a mudança. Todos os líderes correm o risco de perder o contato com o que realmente está acontecendo abaixo deles. Um bom conselheiro pode ajudar bastante na solução desse problema.

Outras idéias:

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1 Se você quer estimular a criatividade no local de trabalho, avalie a estrutura do pessoal de sua Instituição. Os gestores “tocam” apenas em uma pequena porção da capacidade criativa de seus cooperadores.

2. Identifique os pontos fortes de seus cooperadores e considere a criação de novas equipes com diversidade de talentos. Se você tem um projeto, crie uma força-tarefa. Misture cooperadores com diferentes níveis de experiência: membros jovens da equipe podem contribuir com energia e otimismo, e os veteranos com os “insights” de suas experiências. Se quiser uma renovação de brainstorming, considere a criação de uma “área-verde” em uma sala, ou um jardim externo, onde os funcionários possam gastar uma hora por semana com nada mais do que lápis e papel na mão.

3. Encoraje inovação por meio de uma cultura igualitária, horários flexíveis, alguns encontros e equipes de projeto interdisciplinar. Os empregados querem sentir que se confia neles. Uma das formas de implementar essa confiança é permitindo-lhes que trabalhem em casa algumas vezes.

4. Outras vezes, apenas mudando a disposição dos móveis do local de trabalho já ajuda a estimular a inovação. Para encorajar o trabalho em equipe, elimine a aparência de locais privados no escritório, levando-os a trabalhar mais próximos para permitir a comunicação. Considere utilizar o espaço extra para criar espaços de lazer, como “sala de descanso” ou um local para malhar.

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