sexta-feira, 10 de maio de 2013

Planejamento: ideias iniciais


Depois da aula de ontem, na disciplina “Gestão de Projetos Educacionais” do MPGOA[1], ministrada pela professora Marisete, fiquei curioso por aprender mais um pouco sobre planejamento, que foi o tópico principal da exposição. 

Após ligeira pesquisa na internet, cheguei a algumas ideias básicas que compartilho agora com vocês.

Planejamento é uma função básica de gerenciamento, que envolve formulação de um ou mais planos detalhados para alcançar a otimização do equilíbrio entre necessidades ou demandas, e os recursos disponíveis.

É possível estabelecer, pelo menos quatro fases do processo de planejamento, a saber:

1) Identificar as metas e objetivos a serem alcançados;
2) Formular estratégias para alcançá-los;
3) Prover ou criar os meios requeridos;
4) Implementar, direcionar, e monitorar todos os passos na ordem apropriada.


Planejamento Estratégico


Processo sistemático de visualização de um futuro desejado, e tradução dessa visão em metas e objetivos amplamente definidos, e uma sequência de passos para alcançá-los. 

Em contraste com o planejamento de longo prazo (que começa com a situação presente e estabelece os caminhos para satisfazer as necessidades futuras estimadas), o planejamento estratégico começa com um fim desejado, sempre com base na situação atual.

 A cada estágio de um planejamento de longo prazo, ou de longo alcance, o planejador deve perguntar: “O que precisa ser feito aqui para chegar no próximo estágio (estágio mais alto)?”. A cada estágio de um planejamento estratégico o planejador pergunta: “O que precisa ser feito no estágio anterior (mais baixo) para se chegar até aqui?”.

Também, em contraste com o planejamento tático, que tem seu foco em alcançar objetivos mais delimitados, definidos nesse ínterim (entre a situação atual e a situação a que se quer chegar), com meios predeterminados, o planejamento estratégico visualiza um quadro mais amplo e é flexível na escolha dos meios.

Os japoneses desenvolveram um processo de planejamento estratégico que chamam de Hoshin Kanri , traduzido para o inglês como "Policy Deployment", e ainda "Management Compass", que poderia ser traduzido por "Bússola do Gerenciamento" e  consiste em:

1) Garantir que a missão, a visão, as metas e os objetivos anuais da organização sejam comunicados a todos que a integram;
2) Exigir que o processo seja implementado por todos, desde os gerentes executivos ao pessoal da linha de frente.
3) Criar lemas motivadores (geralmente quatro) que expressem a visão da empresa, para desencadear pensamentos inovadores/visionários sobre seu futuro;
4) Desenvolver metas e planos de trabalho, baseados em um dos lemas escolhidos pela coletividade;
5) Monitorar o progresso do planejamento periodicamente, através de avaliação de desempenho. 

O planejamento hoshin kanri, quando traduzido para o inglês por "policy  deployment" (política de emprego), a palavra "deploymente' lembra a organização e posicionamento de tropas, recursos, e equipamentos, de tal forma que estejam em condições de pronto emprego.

Traduzido e Adaptado de Business Dictionary





[1] Mestrado Profissional – Gestão em Organizações Aprendentes - UFPB

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