sábado, 10 de agosto de 2013

Como criar um ambiente aprazível de trabalho


Resenha Palestra direcionada a profissionais de RH
Palestrante: Ricardo Nantes, Presidente do Portal Educação.

Tema: Estratégias para se manter entre as 50 melhores empresas para se trabalhar na América Latina e nas 100 melhores do Brasil.

É feita uma rápida apresentação do Portal Educação. Empresa de educação a distância que tem como missão tornar o aprendizado empolgante e universalmente acessível para potencializar a capacidade humana.

A empresa tem como postura ideológica o slogan: “O conhecimento para mudar sua vida”.

Propõe-se por meio da educação, do conhecimento, através do e-learning, oferecer uma vida mais produtiva e realizadora para os profissionais, ou uma colocação e ascensão profissional por meio da educação.

Isto é feito oferecendo a educação certa, na hora certa, no momento certo. A empresa possui 800 opções de cursos online em várias áreas do conhecimento. Oferece também uma educação personalizada, uniforme, dinâmica, interativa, efetiva e com resultados para as pessoas, para os nossos clientes. Buscamos excelência no que fazemos.

Estratégias:

Atribui o sucesso de sua empresa ao ambiente bom de trabalho, visando o encantamento do público interno, dos colaboradores.

Como isto é feito?

1) Estabelecendo-se e difundindo-se entre os colaboradores a Missão, a Visão e os Valores da empresa.

No estabelecimento desses três aspectos, deve-se responder a algumas perguntas básicas: Qual a visão de futuro para a empresa? Aonde se pretende chegar? Quais são os valores? E, neste caso, salienta-se que nossos valores ditam as regras. Isto significa que, não basta apenas alcançar os resultados, isto deve ser feito com ética. Os valores que se buscam como empresa e como pessoas têm que estar relacionados.

2) Escolhendo-se pessoas de acordo com o perfil da empresa[1]. Seu perfil deve ser coerente com o da empresa.

O perfil do Portal de Educação é constituído pelos seguintes valores e princípios:

1) Inovação; 2) Paixão pela Educação; 3) Da Ética; 4) Da realização, de executar aquilo que está proposto; 5) Ambição por crescimento.

3) Produzir planejamentos, programas e políticas. Isto permite colocar regras, estabelecer de que forma o negócio deve funcionar.

A Portal possui três tipos de planejamento: Estratégico, Planejamento de Marketing, e o Planejamento Orçamentário. Possui catorze programas. Possui oito políticas vinculadas com os valores da empresa.

Planejamento Estratégico

Para isto, deve-se fazer análise do ambiente externo ao negócio da empresa. Verificar quais são as oportunidades, as ameaças, as tendências de mercado, e fazer a análise do ambiente operacional: verificando quais são as forças do negócio e como se pode potencializá-las; quais são suas fraquezas e como se pode eliminá-las.

O planejamento estratégico delimitado, a que se possa vincular, norteia as ações da empresa. Se as pessoas não souberem quais são as regras e o planejamento para a empresa, vão ficar perdidas, sem saber para onde a empresa caminha. Uma vez definidos os objetivos, fica claro para as pessoas aonde a empresa pretende chegar.

Estabelecidos os objetivos estratégicos de primeiro nível, passa-se a desdobrar para os níveis seguintes: departamentos, gerências e diretorias.

Deve-se formular planos e estabelecer-se prazos e executá-los. É importante realizar, não só planejar. Daí a importância de ter pessoas com o perfil de executoras (realizadoras) daquilo que lhes foi delegado.

O palestrante apresenta o gráfico do PDCA e tece alguns comentários. Observa que a vantagem de se seguir esse ciclo é a criação da cultura da disciplina na empresa; da busca pela excelência, e uma cultura de realização. Isto contribuirá para que as pessoas se sintam valorizadas e tenham orgulho daquilo que fazem. Bem como para que a empresa seja um bom ambiente de trabalho.


Modelo de como desdobrar a ação

Responder as seguintes perguntas: qual é a ação? Qual o objetivo? Qual é a meta para atingi-lo? (aqui se estabelece um prazo, um tempo) O Que é a ação? Quando será a ação? Onde será a ação? Quem executará a ação? É o famoso “5W2H”. O uso dessa planilha ajuda a monitorar o negócio.

O Portal começou como micro empresa, usando essa planilha. Atualmente todos os trabalhadores da empresa são monitorados por meio de metas, ações, por meio de pessoas que fazem acontecer no dia-a-dia da empresa. Se alguma meta não está sendo atingida, age-se sobre ela para fazer acontecer.

Gestão Estratégica de Pessoas

Deve-se começar por identificar como está o clima organizacional da empresa. Para isto, pode-se lançar mão de modelos de pesquisa de clima organizacional disponíveis na Internet.

Um fator importantíssimo a se avaliar é a qualidade de vida.

Cada vez mais as pessoas passam mais tempo no trabalho. Por essa razão, é importantíssimo se ter um programa de qualidade de vida na empresa.

Deve-se começar por uma pesquisa de qualidade de vida.

Exemplos de categorias avaliadas na pesquisa de qualidade de vida:

1) hábitos alimentares; 2) estresse; 3) vícios; 4) ritmo e jornada de trabalho; 5) práticas de atividades físicas; 6) práticas de atividades intelectuais; 7) comportamento; 8) higiene pessoal, dentre outros.

Como a Portal trabalha 100% online, portanto, usando computadores e sentados, há programas de ergonomia, massagem, natação ...

Quanto ao clima organizacional, avaliam-se interações no ambiente de trabalho, condições de trabalho, relações com os superiores, satisfação no trabalho, orgulho no que está fazendo, salários e benefícios, imagem da empresa perante os colaboradores, ....

Visando à melhoria da qualidade de vida no trabalho, a Portal implantou, paulatinamente, uma série de benefícios:

1) Fundo enxoval; 2) convênios de beleza; 3) ginástica laboral nas estações de trabalho; 4) massagem nas estações de trabalho; 5) hidroginástica; 6)  programas de pilates, realizado antes do expediente; 7) fundo de educação (vinculado com uma meta. É importante você dar benefícios; 8) pós-graduação, fornecidas bolsas de 45% para os colaboradores participarem desses cursos; 9) bolsa de inglês online; 10) orientação nutricional; 11) orientação psicológica; 12) plano de saúde; 13) plano odontológico; 14) convênio farmácia.

Ações de endomarketing – comemoração de datas especiais, como dia dos pais (os próprios fornecedores podem ajudar no financiamento). Apesar de simples, essas ações trazem resultados muito positivos no clima da empresa.

Plano de cargos e salários – medida que torna mais justos os critérios de promoções dentro da empresa. Objetivo: “Reconhecer a capacitação e o desempenho profissional dos colaboradores, para realizar uma progressão e o reconhecimento justo e a contribuição efetiva de cada colaborador”.

Para operacionalizar esse aspecto, deve-se fazer uma avaliação. O palestrante descreve o tipo de avaliação que é feito em sua empresa: “avaliação 360 graus”. Isto significa que todos se avaliam mutuamente, desde os funcionários menos graduados aos de cargo de gerência. Outra opção é a avaliação “90 graus”, ou seja, de baixo para cima e de cima para baixo na escala de subordinação.

Os resultados dessa avaliação, principalmente comportamentais, irão dar suporte a decisões na escolha das pessoas mais indicadas para determinados cargos, bem como para que esses aspectos avaliados também sejam trabalhados.

Treinar os colaboradores - Uma equipe treinada é uma equipe eficiente. Foi estabelecida a meta de 100 horas/treinamento ano, o que perfaz em torno de 8horas/mês.

É importante também avaliar os resultados: avaliar a satisfação, o nível de aprendizagem, mudanças de comportamento, e os resultados. Satisfação é verificar se os participantes gostaram do curso; aprendizagem verificar se algum tempo depois se constata que a pessoa aprendeu; esse aprendizado produziu mudanças de comportamento no dia-a-dia?

Resultado – consiste em mensurar retorno do investimento naquele treinamento. Alguns parâmetros para avaliar os resultados é verificar o nível de absenteísmo, do crescimento de vendas, dentre outros.
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Procedimento operacional padrão - É padronizar as ações dos colaboradores. Em outras palavras, a forma como as diversas coisas são feitas na empresa devem estar escritas para que todos as façam da mesma forma. Com isto evita-se o desperdício de tempo e material, estabelece-se quem deve fazer o que, bem como permite um melhor monitoramento das ações.

Gerenciamento do desempenho da empresa - Estabelecimento de metas e relatório de seu cumprimento.

Monitoramento constante – estabelecer indicadores mensais financeiros, de satisfação, de reclamação, de treinamento, dentre outros.

Gestão estratégica da inovação -  deve-se ter o cuidado de não associar inovação a tecnologia, pois quem é responsável pelas inovações são as pessoas. Inovação e engajamento das pessoas são dois aspectos estratégicos do sucesso de uma empresa.

Gestão estratégica de marketing - Conhecer quem são os clientes da empresa.

Papel dos líderes – gerar credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem no dia-a-dia.

Para tornar realidade essas quatro dimensões, deve-se desenvolver determinadas práticas culturais na empresa, tais como: falar a verdade, gerar respeito e credibilidade, escutar com sinceridade, desenvolver as pessoas como profissionais, cuidar dos indivíduos.

Essa postura da empresa resultará em: inspiração para os seus colaboradores, o orgulho do que fazem e do local onde trabalham

Ressaltando a importância das pessoas na construção de um negócio, de uma empresa, o palestrante conclui sua exposição com uma frase de Henry Ford “Você poderia tirar de mim as minhas fábricas, queimar os meus prédios, mas se der o meu pessoal eu construirei outra vez todos os meus negócios.”

Fonte: Palestra
Links úteis http://www.greatplacetowork.com.br/

[1] Que o palestrante chama de DNA da empresa.

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