segunda-feira, 29 de julho de 2013

Executivo de marketing: competências básicas

Por Gilberto Canto

(Esse título não consta do original, foi dado por mim ao trecho que transcrevo a seguir do Capítulo 4 (p. 90 - 91) do livro referenciado no rodapé)

Há muitas qualificações que os executivos contemporâneos devem possuir, mas vamos destacar aquelas que estejam ligadas às novas tecnologias.

Ele deve entender e disseminar de forma clara e sucinta, entre seus colaboradores, os objetivos da empresa, tanto tangíveis quanto intangíveis, sejam explícitos ou implícitos.

Deve saber trabalhar em equipe, perceber dificuldades e colaborar com os colegas, ter empatia com os clientes para "sentir" suas aspirações mais subjetivas, ter conhecimentos técnicos empresariais e de mercado, tentando sempre se antecipar às flutuações do mercado. 

Deve ter a capacidade de mobilizar e sustentar o processo de mudança necessário para executar a estratégia e potencializar a integração de todos os ativos, tangíveis e intangíveis.

O executivo deve ser criativo, ser ousado, ter determinação para obtenção de resultados, ter coragem, habilidades humanas de relacionamento, ter conhecimentos técnicos de administração e ter foco no cliente, deve sempre fazer parte da solução e não dos problemas, deve trabalhar para as realizações profissionais e pessoais. Nestes aspectos todos, uma boa rede de comunicações é primordial, seja Internet ou seja Intranet.

Os executivos devem também saber fazer bons relatórios e boas comunicações (orais e por escrito), boas apresentações (bonitas e claras), para o que devem ter empatia e conhecer informática e Internet, não se esquecendo das normas explícitas da empresa e sem desprezar os códigos implícitos ou tácitos. A prática de comunicações formais e informais na Internet constitui ajuda significativa no aprimoramento deste importante aspecto.

IN: ASSMAN, Hugo (Org.); LOPES, Rosana Pereira; et all. Redes digitais e metamorfose do aprender. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário