quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A construção da identidade social: o papel do professor

Ao falar da construção da diferença, Moita Lopes faz referência à construção da identidade social do indivíduo, deixando explícito que nossa identidade é construída dentro de um contexto histórico e geográfico, no qual nos construímos mutuamente através da interação. Isto significa que influenciamos essa construção de outros, e somos influenciados por eles, em maior ou menor grau, de acordo com nossa posição na sociedade.

Com o advento da globalização essa construção de identidade social passou a ter uma gama muito maior de influências. Somos expostos a diversas cosmovisões, das quais assimilamos muitos aspectos e valores, consciente ou inconscientemente.

Moita Lopes (p. 54), chama a atenção para o papel do professor nesse processo de construção de identidade, referindo-se ao "[...] poder que os professores exercem na construção das identidades sociais dos alunos". 

Esse fato aumenta nossa responsabilidade, e ao mesmo tempo alimenta a esperança da possibilidade de poder construir valores positivos em sala de aula, em uma sociedade tão marcada pela inversão de valores. Dentre esses valores, ele acentua a consciência de que somos diferentes, e que essas diferenças devem ser respeitadas.

Moita Lopes. Discursos de identidade em sala de aula de leitura: a construção da diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário