terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Pedagogia da Sociedade Aprendente

A “invasão” da tecnologia no cotidiano da sociedade moderna é um fato incontestável, bem como o volume de informações que os meios tecnológicos colocam à disposição de todos. Porém, nem todos têm acesso, constituindo-se nos info-excluídos.

Essa é uma preocupação recorrente na proposta de Hugo Assman em a Pedagogia da Sociedade Aprendente. Ele questiona se esse avanço tecnológico e essa potencialização do acesso ao conhecimento tem redundado em uma educação solidária. Preocupação que esbarra na lógica capitalista da sociedade em que vivemos, considerando o fato de que é difícil pensar em educação solidária em um contexto marcado pela competição. 

O aporte teórico de sua proposta é constituído pela apropriação de ideias desenvolvidas em um conjunto diversificado de teorias, tais como: a teoria da complexidade de Edgar Morin, a teoria da autopoiese, de Humberto Maturana, as ideias de Pierre Levy – filósofo da informação – que se ocupa em estudar as interações entre a Internet e a sociedade, e a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner[2].

Poderíamos arriscar estabelecer o núcleo fundante da Pedagogia da Sociedade Aprendente na inquietação do autor, diante dessa conjuntura, quanto à necessidade de se ter uma “visão renovada da pedagogia” (ASSMAN, 1998,  p. 13). 

Nesse sentido, Assman constrói sua proposta de renovação da pedagogia sobre ideias presentes nas teorias já mencionadas, abordando-as a partir da crença de que uma educação de qualidade passa, necessariamente, pela pedagogia. Mas, acima de tudo, uma pedagogia que conceba a educação como uma “tarefa social emancipatória” (p. 14). Para ele o contexto da sociedade aprendente e da informação se constitui uma porta aberta para essa renovação. 

Ele reconhece que a educação é condição sine qua non para a empregabilidade, porém defende que ela deva ser atrativa, transmita vida, solidariedade, e que nesse processo seja uma experiência prazerosa. 

Finalmente, é possível dizer-se, metaforicamente, que Assman, com sua proposta de uma Pedagogia da Sociedade Aprendente, está bradando para a Pedagogia Tradicional acordar para um mundo novo, muito mais rico em possibilidades de criação de experiências de aprendizagem. Um mundo em que conceitos antigos como ensino e aprendizagem, bem como os ambientes onde acontecem, têm recebido novos enfoques conceituais para adequar-se a uma sociedade marcada pela presença cotidiana da tecnologia e do acesso cada vez mais rápido ao conhecimento acumulado ao longo da história da humanidade.

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Um abraço fraterno.

Créditos imagens utilizadas
1 Cabeça humana rodeada por tecnologias foi baixada deste site 
2 Corujinha símbolo da Pedagogia usando computador foi baixada deste site






[1] Mestrando em Gestão em Organizações Aprendentes da UFPB, 2012.
[2] Adaptado da apresentação de Fábio e Juliana. Disponível em: http://prezi.com/covimagopyay/pedagogia-da-sociedade-aprendente-hugo-assmann/, acessado em 12 de janeiro de 2013.

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